sexta-feira, 13 de julho de 2007

Harry Potter

Chegou, finalmente, um dos dias mais aguardados do mês de Julho (o outro será dia 21, com a publicação do sétimo e último livro da saga). Impossibilitada de estar na ante-estreia e na estreia às 00H10 de dia 12, foi às 18h45 que entrei na sala para assistir ao tão aguardado "Harry Potter e a Ordem da Fénix". A expectativa era grande depois do excelente trabalho que tem vindo a ser feito na adaptação cinematográfica dos últimos livros (os dois primeiros, assim como os próprios livros, são, na minha opinião, um pouco sem-saborões).
Ao contrário do que seria de esperar, sobretudo devido à hora da sessão, não havia muitas crianças na sala e esta não estava, de todo esgotada. Aliás, num pequeno aparte, eu não levaria um filho meu com menos de 10-12 anos a ver o Harry Potter, sobretudo estes três últimos filmes. Se a mim as figuras dos "dementors" a extrair a felicidade das pessoas me causam pesadelos, imagine-se a uma criança. Além disso, toda a cenografia criada para estes últimos filmes inspira um certo pavor a eu não acho que se deva sujeitar uma criança. Na minha opinião, estes filmes estão mais voltados na direcção de um público adulto do que de um público infantil, por mais que as personagens principais não passem de crianças... Mas isso é unicamente a minha opinião...
Quanto a este filme em si, não era assim que imaginara o "Winzengamot" (acho que o imaginara ligeiramente mais sombrio) nem a própria sala das profecias, mas adorei a arquitectura do ministério da magia.
Em pouco mais de duas horas de filme, quem leu o livro fica sempre com a impressão de que falta muita coisa (é esse o mal das adaptações cinematográficas), mas nele se ri, se chora e sai-se de lá de coração cheio pela qualidade da imagem, pela imaginação tornada realidade e pela esperança de que a feitiçaria boa possa, no final, destruir a maldade daquele-que-não-pode-ser-nomeado. Recomendo o filme e aguardo ansiosamente por dia 21...
****

Sem comentários: