segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Pensa Abelhês!

Na passada quinta-feira, a convite da RFM, tive a oportunidade de assistir à ante-estreia vip da versão dobrada em português do novo filme dos criadores de Shrek e Madagáscar. Trata-de de A História de uma Abelha, no original Bee World.
Ante-estreia vip é um simples nome pomposo para dizer que lá estavam os actores que dão voz aos bonecos em português, assim como vários outros nomes bem conhecidos da televisão e das revistas cor-de-rosa e não só. Tratando-se de um filme de animação, é claro que todos eles se faziam acompanhar de filhos, sobrinhos, afilhados, netos e afins. Eu, que deste leque só conto os sobrinhos e os sobrinhos "emprestados", não podendo contar com nenhum deles para me acompanhar ao evento, lá arrastei uma amiga do meu tamanho e lá nos intrusámos no meio de tão excelsa companhia. Isto tudo para explicar o meu aparecimento numa ou noutra revista da especialidade e para que não vos questioneis se terei virado condessa, socialite ou emplastro:)

Mas passemos ao filme propriamente dito e à sua versão portuguesa. Pois que a história é agradável e nos proporciona algumas boas gargalhadas (humor inteligente, na minha modesta opinião inacessível a crianças de 3, 4, 5 anos a quem todos parecem achar que os filmes de animação estão destinados...)
Barry é a "ovelha negra" da colmeia, o inadaptado, que não quer passar o resto da sua vida de abelha a fazer sempre o mesmo serviço na produção de mel e que deseja ver o mundo lá fora, apesar de todos os perigos que o aguardam ao ar livre, como é o caso de uma mera gota de chuva... Por uma questão de sorte, consegue sair da colmeia acompanhado pelo esquadrão do pólen e, por uma questão de azar, acaba por conhecer Vanessa, uma florista humana que o salva de uma morte certa. Por uma questão de gratidão os dois ficam amigos e, por uma questão de acaso, Barry descobre que os humanos escravizam as abelhas, roubando-lhes o mel que tanto trabalho têm a produzir. É aí que começa a verdadeira aventura de Barry no mundo dos humanos, onde o abelha de camisola às riscas travará uma luta para mudar o destino da colmeia e de todas as abelhas do mundo... E mais não conto, porque estaria a estragar o filme.
Na versão nacional, Nuno Markl é Barry e Sónia Tavares, a vocalista dos "The Gift", tem uma participação especial em que, apesar de não cantar, promete encantar.
A História de uma Abelha poder-se-ia passar no seu quintal, no jardim defronte da sua casa ou até mesmo naquele matagal por onde passa a caminho do trabalho. É a história de uma abelha como outra qualquer que luta para sobreviver aos insecticidas, às revistas dobradas e às fortes chuvadas. É a história de uma amizade pouco provável que acaba por dar frutos. É um filme que nos mostra uma (possível) perspectiva do mundo visto através dos olhos de uma inocente abelhinha que pensa tudo, menos abelhês!
***

1 comentário:

cris disse...

Estou com imensa curiosidade de ver o filme! Obrigado pela descrição sra V.I.P.
Jinhos!