domingo, 16 de dezembro de 2007

Beowulf

Muito antes de ser um jogo de computador (como alguém me disse que era a base deste filme), Beowulf foi a primeira epopeia a ser escrita em língua inglesa - aquela língua inglesa que ninguém consegue ler, o "Old English" que os estudantes de linguística têm de saber decifrar. Além disso, aqueles que não se limitaram a ver o Senhor dos Anéis nas salas de cinema ou no conforto do sofá e leram o filme e pesquisaram sobre o seu autor, o mundo que descreve e todo o universo envolvente, sabem também que uma das fontes de inspiração de J.R.R. Tolkien terá sido esta epopeia antiga que descreve a vida de um destruidor de demónios que acaba por sucumbir à fraqueza da carne e do ao desejo de grandiosidade.
Foi com isso na mente (e desconhecendo o tal jogo de computador) que fui ver este filme. Sabendo previamente que se tratava de uma película em 3D e que o Alvaláxia - perdão, Lusomundo Alvalade - o tinha nesta vertente, qual não foi o meu espanto ao pedirem-me mais 1,50 euros de "taxa de 3D". Mas pronto, lá fui...
As personagens, apesar de feitas por computador, possuem todas as características dos actores que lhes dão voz, nomeadamente Anthony Hopkins, Angelina Jolie e John Malkovich, entre outros. Os efeitos 3D que nos chamam muito a atenção no início do filme, passado algum tempo começam a atenuar-se, a desmembrar-se. A história arrasta-se e teria ficado resolvida em metade do tempo, digo eu. Gostei, mas não amei.
Sinceramente, acho que ainda não estou preparada para o mundo 3D, principalmente se tiver de pagar mais 1,50 por cada filme!
***

Uma nota final sobre o novo Lusomundo Alvalade: Acho que a comunidade cinéfila só ficou a perder com esta troca, apesar do aparecimento de uma sala Bollywood. Os filmes independentes que ainda passavam no Alvaláxia foram totalmente substituídos pelos blockbusters da Lusomundo e, infelizmente, os filmes independentes ficaram restritos aos cinemas Medeia e um ou outro nos UCI. É lamentável...

1 comentário:

João disse...

Olá. Depois do teu comentário resolvi passar por aqui. em relação ao filme, vi-o em Montréal claro em 3D e em IMAX. Por mim valeu só mesmo pelo 3D e pela monstrousidade do ecran. Filme a esquecer mesmo :).